É realmente difícil escrever sobre algo que quase não existe no Google – em termos de definição, é claro.
Antes de postar, fiz algumas buscas a respeito da palavra SUBCULTURA. Não encontrei nada muito válido e, no Orkut, não foi diferente.
Também não encontrei o significado de subcultura no dicionário, mas segundo a Wikipedia, que não é uma fonte tão questionavel como dizem por aí, trata-se de um grupo de pessoas com características peculiares que as diferenciam da cultura ampla da qual fazem parte.
Mesmo não havendo muitas explicações – e, por um lado, isso é interessante, já que mostra quão lado b as subculturas são –, é fácil notar que existem muitas tribos espalhadas pela sociedade e pela rede, das mais conhecidas até as menos divulgadas.
E é muito importante que haja essa divergência, da mesma forma que é gratificante observar que há pessoas que se mobilizam para defender e esclarecer seus ideais, utilizando a Web como uma arma, por meio de blogs, fóruns e comunidades, por exemplo.
Para mim, subcultura é aquilo que nasce dos grupos minoritários, inicialmente como pouco mais que um burburinho, mas depois acaba crescendo por seu impacto ou diferencial, para se tornar uma nova cultura, com incontáveis adeptos do universo underground.
Acredito que é nas subculturas que encontram refúgio todos aqueles que discordam do padrão predefino pela indústria cultural, ou aquelas pessoas que "lançam moda" de um jeito diferente e por isso não fazem sucesso nenhum no planeta em que vivemos, mas são cultuadas no submundo.
Subcultura é o que nasce de pouquíssimos com o objetivo de atingir muitos, ou simplesmente o que é de poucos para poucos e por isso mesmo ganha fama e, muitas vezes, infelizmente, acaba perdendo seu real sentido por ser tão legal que alguém quer corromper.
Subcultura, para mim, significa um lugar abandonado que acolhe todos aqueles que insistem em discordar, e por isso é tão nobre.
E pra você, o que é subcultura?
quinta-feira, 12 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não acho adequado o uso de "sub" como prefixo pra qualquer coisa que envolva cultura, embora seja corrente o uso. Talvez "micro" seria mais conveniente.
ResponderExcluirEntrando no âmbito "intenção": Subcultura nem sempre nasce de poucos, e nem sempre tem como objetivo atingir a muitos! Vendo pelo lado de que cultura em seu sentido menos ambicioso é algo extremamente espontâneo, nada planejado, logo não seria diferente em relação a subcultura, que diferentemente de contracultura, que vem com a intenção de chocar com o pressuposto, ou seja, com a intenção de contestação social, e que é reconhecido por todos dicionários há um bom tempo.
Afastando a idéia de "contestação", o que caracteriza a subcultura então seria uma "diferente" cultura à parte da massiva, mas que nem sempre tem a intenção de ser amplamente socializada, justamente com o medo de "corromper" como você disse. Mas ao meu ver, se existe o medo de corromper, logo deixa de ser cultura! Pois a cultura em qualquer proporção, micro ou macro, é como um organismo vivo! Nasce, cresce, eventualmente morre, e pra evitar a sua morte, a salvação vem através de mudanças, recriações, "revivals" e todo modo de crescer! :)